É possível combater os primeiros sinais de envelhecimento da pele?

  • É possível combater os primeiros sinais de envelhecimento da pele?

    Envelhecer é inevitável, mas alguns fatores, como a exposição contínua ao sol, estresse e má alimentação, auxiliam no agravamento de rugas, na perda de firmeza e luminosidade e no surgimento de manchas na pele. Mas por que isso acontece?

    O envelhecimento está relacionado ao desgaste de funções fisiológicas que levam à diminuição da produção de colágeno, de fibras elásticas e da renovação celular. Há dois tipos: o intrínseco e o extrínseco.

    O primeiro é gradual, determinado principalmente por fatores genéticos, hormonais e pelo estresse oxidativo. Por isso, a pele perde elasticidade, viço, torna-se mais flácida e passa a apresentar rugas finas. Já o segundo tem como principal causa o fotoenvelhecimento e é responsável por manchas, rugas profundas e ressecamento.

    Quais são as melhores formas de prevenção do envelhecimento?

    A exposição solar tem um papel importante no envelhecimento precoce. Por isso, usar filtro e evitar o sol entre às 10h e às 16h deve ser hábito diário! Além disso, pode-se investir em acessórios como bonés, óculos e chapéus para complementar a proteção.

    O estresse oxidativo e a má alimentação também são fatores de risco. Os radicais livres provenientes do metabolismo e agravados pela poluição e radiação levam ao estresse oxidativo, que deixa a pele sem viço e flácida. Por essa razão, devemos manter hábitos de vida saudáveis, como ingerir alimentos antioxidantes, evitar o tabagismo e a ingestão excessiva de álcool.

    Quais são os melhores tratamentos para o envelhecimento da pele?

    – Investir em produtos antioxidantes com vitamina C, E, ácido ferúlico e resveratrol. Esses ativos são aliados tanto no tratamento, quanto na prevenção do envelhecimento por combater os radicais livres;

    – A tretinoína e seus derivados, como retinol, são substâncias consagradas para o rejuvenescimento da pele e agem principalmente no estímulo da produção de colágeno e fibras elásticas;

    – Procedimentos dermatológicos como peeling, luz pulsada, laser e radiofrequência vão potencializar e tornar os resultados mais eficazes.

siga @dermavisus no Instagram